Pular para o conteúdo principal

Entrevista: Programa de rádio DISTORÇÃO!


O Rock'n Roll e o Heavy Metal são estilos que atualmente tem uma certa dificuldade para conseguir espaço nas mídias tradicionais (televisão, rádio, etc).
Mesmo assim ainda temos a felicidade de encontrar alguns programas que conseguem vencer as dificuldades e o preconceito e manter o Rock e o Metal vivos em programas de rádio pelo país.
Na região do sul de Minas Gerais, um desses programas é o Distorção Metal, que vai ao ar pela cidadã 90,9 FM desde agosto deste ano, sendo transmitido para a cidade de Pouso Alegre MG.
Confira abaixo nossa entrevista como locutor Mateus Oliveira. Estudante de apenas 16 anos, que já faz parte de uma iniciativa tão legal com objetivo de divulgar e fortalecer o Rock/Metal em Pouso Alegre:




1- Olá Mateus, gostaria primeiramente de agradecer a entrevista e perguntar, como foi o início do programa?
Eu que agradeço a oportunidade de divulgação, e parabenizo o blog pela iniciativa...
O programa começou depois que a diretora cultural da rádio (abraço para ela, Andréa Luiza) percebeu um desequilíbrio musical na programação... Faltava um Rock 'n' Roll, um Heavy Metal... E a rádio é comunitária, necessita de diversidade nesse aspecto... Aí, devido a nossa proximidade, ela me convidou pra fazer esse programa, que teria de ser ao vivo e diferenciado do Cidade do Rock (programa noturno da semana). Aceitei, e já marquei presença nas reuniões da rádio... O pessoal da presidência apoiou, e no dia 13 de Agosto deste ano, o Distorção! começava sua jornada épica na rádiodifusão. Experiência única... Aprendizado mesmo. Comecei com meu acervo, ainda restrito, mas tem uma turma de colaboradores sempre passando coisa nova pro programa. Já estreamos com Rock and Roll do Led Zeppelin e com o divertido quadro "momento poser", sempre lembrado em todas as edições. No começo um programa pros amigos, pessoal da região... Em breve estaremos na internet para todo o Brasil! O programa evolui a cada sábado e a audiência aumenta, para a nossa satisfação!




2 - O programa distorção vai ao ar em que horários e qual dia? 
O Distorção! é um programa da rádio Cidadã 90.9 FM (Pouso Alegre - MG), que vai ao ar às 14h, todo Sábado. Faça sol, faça chuva... Por pertencer a uma rádio comunitária, o programa não alcança todos os lugares da cidade. Mas, garanto ao pessoal do São Cristóvão, Jd. Califórnia, Santo Expedito, Mariosa, Shangri-Lá, Árvore Grande, Foch, Cruzeiro, São Geraldo... Pelo menos até o centro da cidade, que o programa pode ser bem escutado se sintonizado num aparelho em condições. Seja rádio comum, ou celular.




3 - Quais as principais vertentes de Rock e Metal que rolam no programa?
Tudo... O Distorção! considera toda essa diversidade e é ciente do público que tem, portanto, valoriza do Indie Rock ao Black Metal! Como costumo afirmar, todo estilo tem pioneirismos, reivindicações, fãs fiéis... E merece a divulgação.
Mas para ser específico, sempre rola uma sequência com as principais bandas Grunges... Big 4 of Thrash Metal, bandas da NWOBHM, Glam, Extreme Metal, Classic Rock, Experimental, Música Alternativa... Rock e Metal Nacional.



4 - Os ouvintes podem participar, pedindo músicas, ligando ou pela internet? Se sim, como?
Sim.O programa é ao vivo, e todos podem participar pelo telefone da Cidadã (35) 3425 6376. Isso inclui pedido de músicas, participação ao vivo com a gente. Também aceitamos críticas e sugestões pelo telefone, sem problemas. Quando convém, o programa sorteia brindes para os ouvintes, como ingressos para festivais da região, CDs, camisetas.
Pela internet, temos uma página no Facebook. Está como "Estação de Rádio - Distorção".

Segue o link - http://www.facebook.com/pages/Distor%C3%A7%C3%A3o/206093819443976
e também temos um twitter: @distorcaofm (embora pouco atualizado). Tudo isso no mesmo esquema do telefone, porém a qualquer dia e hora. Aceitamos comentários, compartilhamos informações, etc. Promovendo sempre a difusão do gênero e a união dos headbangers...



5 - Vocês abrem espaço para que bandas nacionais enviem material e mostrem seu trabalho? 
É claro... Sempre é frisado no programa esse desejo nosso! Convidamos as bandas da cidade e região para participar conosco, enviarem pela internet seu material. E divulgamos com o maior prazer, em prol da música brasileira. Também ajudamos na divulgação dos eventos, como foi nesse último Triumph Of Metal. Entrevista com as bandas participantes, organizadores do festival, sorteio de ingressos. É só entrar em contato.



6 - Gostaria de mandar alguma mensagem para a galera que ouve o programa?
Gostaria de agradecer a audiência crescente do programa, os ouvintes fiéis, todos os amigos e família que apóiam o Distorção! desde o começo. Também vale um salve pra todos da Rádio Cidadã pela oportunidade única de realizar esse programa, os técnicos, os administradores, diretores, presidência. E também agradeço os demais apoiadores e aqueles que trabalham na organização dos festivais, que também promovem o estilo na cidade. O Blog está de parabéns Emília, um abraço pra você e pra todos que ajudam e acompanham o Quimeras. Estão convidados a divulgar o blog no programa!


Gostaria de agradecer pela entrevista e dar os parabéns pela iniciativa do programa. O Metal precisa de mais jovens como você!

Abraço.
 
 By Youkai


Links:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ilustradores do Metal

Faz muito tempo que eu tinha vontade de escrever sobre os artistas que idealizam as capas dos álbuns de metal, muito pelo fato de que desenho desde criança e sou muito fã de alguns estilos de desenho. E porque em muitos casos esses artistas contribuem muito para ajudar a formar a identidade visual das bandas, completar a mensagem passada pela música, assim como a vender álbuns também (quem ai nunca comprou um álbum pela capa? Eu vários!)   Claro que seria impossível trazer todos os artistas em uma única matéria, nessa primeira matéria trouxe alguns dos nomes mais reconhecidos na cena. Essa lista não possui nenhuma ordem de comparação ou ordem de qual é o melhor, o objetivo dessa matéria não é comparar, mas sim divulgar e homenagear as pessoas talentosas por trás da arte das capas dos álbuns que nós tanto amamos e que em muitas vezes até vestimos, decoramos nossas paredes, tatuamos e etc.  Derek Riggs Reconhecido pelo seu trabalho fantástico nas capas dos álbuns clássicos do I

Kamelot

O kamelot é uma banda de metal sinfônico formada   no ano de 1991, na cidade de Tampa - Flórida (EUA),  pelo guitarrista Thomas Youngblood e pelo baterista Richard Warner. O primeiro álbum da banda foi lançado em 1994 pela Noise Records, intitulado Eternity. C onseguiram boas críticas e assim saíram em uma pequena turnê. Formação:  Mark Vanderbil - vocal Thomas Youngblood - guitarra David Pavlicko- teclado Glenn Barry - baixo Richard Warner - Bateria Faixas: "Eternity" –  "Black Tower" –  "Call of the Sea" –   "Proud Nomad" –  "Red Sands" –  "One of the Hunted" –  "Fire Within" –  "Warbird" –  "What About Me" –  "Etude jongleur" (instrumental) –  "The Gleeman" Logo em seguida, em 1996 a banda lança Dominion , que aliava o heavy metal melódico do primeiro álbum a elementos de música clássica e jazz.  Formação:

Holy Moses

Holy Moses é uma banda alemã formada em 1980 pelo baixista Ramom Brusser e pelo guitarrista e vocalista Jochen Fuenders. A formação se estabilizou em 1981 com a entrada de Sabina e Andy Classen na banda. A partir daí foram lançadas três demos: Satan’s Angels (1981), Walpurgisnigth(1984) e The Bitch (1985). Praticando um Thrash Metal ao melhor estilo alemão e com o diferencial do vocal de Sabina - Ela foi a primeira mulher a cantar gutural... Até hoje ainda tem pessoas que se assustam quando ouvem garotas cantando assim, agora você imagine em 1981!  A banda conseguiu maior divulgação apenas em 1986, quando participou da coletânea Metallic Bunnys , assim conseguiram um contrato com a Aaarrrg! Records, lançando ainda em 1986 Queen of the Sian e em 1987 Finished With the Dogs. A banda merecidamente conquistou muito sucesso na época, e Sabina se tornou um ícone True Headbanger na Alemanha . Em 1989 saiu ainda pela Aaarrrg! Records o álbum  the New Machine of Liechtenstein. Nessa époc